Header Ads Widget

Forças de segurança e urnas chegam aos municípios potiguares no sábado

Polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros e guardas municipais devem garantir pleito tranquilo em todo o Estado

Veja Também: Cosern vai monitorar, em tempo real, a distribuição de energia aos locais de votação no RN

“Acredito que teremos eleições tranquilas, é o nosso desejo. Ainda mais com a garantia de policiamento em todos os municípios potiguares. Embora exista essa polarização política, torcemos para que os potiguares sejam conscientes e respeitem as decisões eleitorais dos outros”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), desembargador Cornélio Alves, em entrevista exclusiva ao Diário do RN, nesta quarta-feira (28). Diferentemente das eleições anteriores, não foi solicitado auxílio da Força Nacional, segundo ele, porque o Governo do Estado se comprometeu a disponibilizar um efetivo de 7,8 mil agentes da segurança pública para todos os 1.514 locais de votação nos 167 municípios do RN neste domingo (2).

“Nas eleições anteriores, sempre tivemos a participação do exército militar e polícias, mas, desta vez, a governadora Fátima Bezerra nos informou que as forças estaduais de segurança – incluindo as polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros e guardas municipais – acordaram planejamentos que garantirão a defesa dos cidadãos potiguares durante o pleito. Serão 7,8 mil agentes de segurança em todo o Rio Grande do Norte, sendo 6,3 mil homens e mulheres a mais, especificamente, para o dia 2 de outubro. Quando a chefe do Executivo estadual afirma isso, eu não posso mais requisitar o auxílio da força federal. Mas, independente disso, acredito em um pleito tranquilo”, falou.

Cornélio afirmou que, sobre o acirramento da polarização política entre eleitores e apoiadores do atual presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o aumento dos casos de violência eleitoral vivenciada com maior força nas últimas semanas em todo o país, que já resultou em pessoas assassinadas e feridas de ambos os lados, ela é maior nos estados das regiões Sul e Sudeste. E que, “já neste sábado, as forças de segurança estadual serão distribuídas nos municípios e áreas de votação, assim como as urnas eletrônicas, para que tudo esteja organizado e pronto para o domingo”.

Com relação à determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a proibição do porte de arma de fogo nas proximidades dos locais de votação, bem como o uso de celulares nas cabines, o presidente do TRE/RN afirmou que estas sempre existiram, mas que somente agora, com a polarização política, é que ganhou destaque. “Tem que deixar o celular em uma mesinha fora da cabine de votação, para não quebrar o sigilo do voto. Arma de fogo sempre foi proibida também, então, se o eleitor vai votar armado, já vai mal-intencionado. As forças de segurança estarão nos locais e, se houver algum problema, elas resolverão”, disse.

Questionado sobre uma possível proibição do uso da camisa da seleção brasileira nos locais de votação – que foi pedida pelo Observatório de Transparência da Eleição e a Associação Juízes para a Democracia (AJD) à Presidência do TSE na última segunda-feira (26) – Cornélio Alves afirmou que a Corte estadual acompanhará o que for decidido pelo TSE. “É uma questão complicada porque já tem a questão das armas e do celular, se aparecer mais uma, da camisa, pode gerar problemas. A manifestação individual do eleitor é garantida, desde que ele não se associe a ninguém ou forme grupos”, disse.

Resultado das eleições no RN poderá ser conhecido às 20h

A expectativa do TRE/RN é que o processo de apuração dos votos seja concluído por volta das 20h do domingo, com o resultado final sendo divulgado, no máximo, às 21h, conforme o desembargador Cornélio Alves explicou que o TRE tem cumprido rigorosamente o calendário eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E falou também sobre as urnas eletrônicas que serão usadas no Estado. 

“Teremos um total de 8.914 urnas eletrônicas em todo o Rio Grande do Norte, sendo 1.116 urnas de contingência e reserva. Em todo local de votação, sempre temos urnas reservas e em número suficiente para substituir, de imediato, uma urna com algum tipo de defeito em caso de eventualidade. Em um caso extremo, que não acreditamos que aconteça, recorreremos às urnas de lona, que se usavam antigamente. Mas, somente em um caso muito extremo”.

COSERN 

E afirmou que a companhia de energia elétrica do Estado, Cosern, também fez seu planejamento para evitar que ocorra algum problema com falta de energia nos locais de votação. “Os representantes da Cosern já estiveram aqui, mostraram seu planejamento e garantiram que não faltará energia elétrica em canto nenhum do Estado. E, se, por acaso, acontecer um problema eventual, ela afirmou ter condições de corrigir de imediato. A Cosern estará de plantão especial para o dia das eleições”.

Durante a reunião, ocorrida na última quinta-feira (22), a empresa apresentou o plano de ações e manutenções desenvolvidas visando garantir a distribuição de energia elétrica em todo o Estado durante as eleições e também, estratégias de procedimentos que podem ser adotados caso ocorra algum imprevisto durante a votação. Além das ações preventivas, a Cosern também terá quatro subestações móveis, nos municípios de Natal, Mossoró e Caicó, que poderão ser acionadas caso tenha algum problema em uma das 76 subestações do RN.

LIBERDADE E DEMOCRACIA

O presidente do TRE/RN deixou uma mensagem aos eleitores potiguares: “Compareçam ao dia das eleições, um momento único do exercício da nossa liberdade de escolha dos nossos representantes, conforme as expectativas de representação de cada um. Que reflitam, analisem e decidam pelos candidatos que melhor possam nos representar, nas esferas estadual e federal. E lembrem-se de que a democracia precisa e deve ser festejada e respeitada, assim como cada um de nós”.

Blog do Tulio Lemos




Postar um comentário

0 Comentários