Header Ads Widget

Governo não consegue coletes suficientes e PMs do RN vão usar equipamento emprestado por outros estados nas eleições

O Governo do do Rio Grande do Norte não conseguiu em tempo equipamentos suficientes para os policiais militares e solicitou o empréstimos de coletes balísticos a outros estados, pelo fato de, atualmente, a corporação possuir o equipamento apenas na quantidade suficiente para a tropa que faz o policiamento comum. 

Veja Também: Eleições: RN libera venda de bebidas alcoólicas a quem apresentar comprovante de votação

O RN recebeu por empréstimo coletes balísticos de do Ceará, Pernambuco e Paraíba para auxiliar na segurança dos policiais nas eleições, a partir do sábado (1º)

Conforme informado pela PM em nota, o processo licitatório para compra de coletes balísticos foi realizado, mas que houve um recurso de uma empresa concorrente na Justiça e, por conta deste fato, os trâmites de aquisição dos equipamentos tiveram atraso de dois meses. O Estado conseguiu comprar apenas 300 coletes e aguarda a chegada de 2.035 novos coletes, que não têm uma previsão confirmada para a chegada, mas o Governo garante ser "em breve".

O Estado contará com mais de 8 mil PMs em atividade no dia da eleição no Rio Grande do Norte. o Estado. Segundo o Governo, o policiamento ordinário em serviço seguirá normalmente com os equipamentos da PM potiguar. Ainda não houve a confirmação sobre quantos coletes chegaram por empréstimo.

Vale ressaltar que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE/RN), o desembargador Cornélio Alves, afirmou, no início deste mês, que entrou em contato com a governadora Fátima Bezerra (PT) e teve a garantia de que não seria necessária a convocação das Forças Armadas nas eleições deste ano, pelo fato de o Estado garantir a segurança durante o pleito. 

"Há anos que a Justiça Eleitoral convoca forças federais. Já é até uma rotina. Este ano, nós estamos com um quadro diferente. Vários municípios solicitaram forças federais. Um requisito que utilizamos é escutar o governador para saber se as forças estaduais têm condições de tranquilizar as eleições, no quesito da segurança. Ela respondeu afirmativamente e disse que PM e as demais tem condições de dar total segurança ao pleito. Então, isso afasta quase que completamente a possibilidade de requisitar força federal. Eu, sinceramente, se a governadora disse que a polícia tem essas condições, eu acredito. A Paraíba faz eleições só com forças estaduais", relatou.

O presidente Jair Bolsonaro assinou, em agosto, um decreto que autoriza a atuação das Forças Armadas nas eleições deste ano, em ações para garantir a votação e a apuração das eleições.

Portal da 96FM



Postar um comentário

0 Comentários